quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Ame os idosos...

Ontem estava aguardando para ser atendida em um local. Enquanto aguardava, observando as pessoas, o lugar. Pensando um pouco.
Notei uma senhora. De muita idade. Ainda com saúde. Espertinha (no sentido de conseguir fazer as atividades sozinha) como alguns a definiriam.
Ela pegou um copo descartável e foi tentar tomar água. O bebedouro era elétrico, com opção de água gelada e temperatura natural. Porém não era prático. As letras não eram grandes para identificar isso. Tinha que girar um botão para definir a temperatura. Apertar outro botão para que a água saísse e apertar de novo para a água parar de sair.
Para uma pessoa jovem, um bebedor tão simples. Para ela algo tão complicado.
Notei o constrangimento, a dificuldade que era para aquela senhora. Até que com muita paciência explicaram como funcionava.
Como é difícil pessoas entenderem a dificuldade de um idoso em meio a tanta tecnologia.
Como é difícil perceber que com o tempo, mesmo que tenhamos muita força de vontade, o nosso corpo, o nosso cérebro, não reage como queremos.
Como é difícil as pessoas respeitarem os idosos.
Idosos são pessoas dignas de admiração. Cheios de sabedoria. Pode ser que não saibam muito da tecnologia. Mas eles sabem sobre a vida. Sabedoria de quem já viveu, de quem já viu muitos tombos e vitórias. De quem tem história de vida.
Sabedoria rica, sabedoria linda. Sabedoria muitas vezes desvalorizada.
Ame os idosos. Ajude-os. Mostre o quanto o mundo tem a aprender com eles.
Um dia espero ser idosa. Tenho muita vontade de viver. E torço para que tenham paciência comigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário