segunda-feira, 28 de abril de 2014

Lealdade


Eu não costumo exigir muita coisa nos meus relacionamentos. Aliás, não exijo nada. 

Acredito que as pessoas que se relacionam comigo são livres para agirem da forma que quiserem. Não fico pedindo o que não podem dar. Amor, atenção, respeito, fidelidade são coisas que fazem parte da relação, não se exige.

Mas de uma coisa eu não abro mão: a lealdade.

A lealdade é o que faz permanecer qualquer que seja o grau de relacionamento que temos.
Seja de amizade, amoroso, familiar.

Lealdade exige que sejamos verdadeiros em nossa forma plena de estar junto do outro sem máscaras, meias verdades e meias mentiras (que não são nem uma coisa nem outra).

Não existe meia verdade ou meia mentira, ou se é inteiro ou não se é. 

Alguém já viu verdades em fatias? Mentiras em pedaços? Não! 

É preciso de um todo!

De ser um todo em tudo.

Quem é leal honra o relacionamento que tem.  É sincero, verdadeiro, é intenso.
Os relacionamentos cada vez mais estão baseados em omissões. Em mentiras. No “eu” e não no “outro”. Pensamos na nossa felicidade individual, mais que no bem comum. Mas somos desleais. E não somos felizes.

Somos desleais com os outros, conosco mesmo.

A lealdade traz confiança. E necessita de um grau de maturidade.

É estar disposto a ouvir o que não se quer. Aberto a ouvir e a dizer. É não ter medo de ser o que se é. É não se esconder em personagens. É um desafio.

E talvez mal interpretada e rara.

Lealdade volte para o mundo! Volte para os relacionamentos.

É melhor uma pessoa leal a nossa volta, do que uma multidão desleal.

Os desleais são os que nos derrubam nas circunstâncias oportunas, quando poucos realmente “sobram ao nosso lado”.

Seja leal. Seja diferente. Seja verdadeiro. Seja você o tempo todo!

Aprendamos com os cães que não abandonam seus donos em momento algum.

Que eu seja assim é o que peço hoje... Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário