terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Isto é torcida?

Acredito que o esporte traz benefícios maravilhosos a saúde e a socialização.
O esporte faz com que as pessoas aprendam o coletivo, a olhar para o próximo, a lutar por um objetivo comum, a ganhar e a perder. E isso é maravilhoso.
Sou fã de futebol, como a grande maioria da população brasileira.
Do tipo que vibra, torce, faz piada, se emociona em uma conquista de título, fecha os olhos quando vê uma cobrança de pênalti, que tem dias que briga em pensamento com o juiz da partida.
Coisas que fazem parte de um torcedor normal. E não um torcedor idiota.
Diante do acontecimento no jogo do Vasco e Atlético Paranaense, chego à conclusão que ali tinham torcedores e animais selvagens todos misturados.
Uma espécie de animal imbecil. Que ao invés de se divertir, torcer, vai ao estádio depredar, matar, pisotear, estragar uma partida.
E ai vem os porquês.
Falta segurança? O que falta? Onde está o erro? A culpa é de quem?
O erro está em toda a base da sociedade. Na falta de estrutura familiar, na falta de educação de qualidade. Na ausência de ensinamentos de valores. No excesso de egoísmo, egocentrismo. Ensinamentos inversos, onde o material tem mais valor do que o essencial.
Na falta de aprendizado de que a vida não é sempre vitória, existem as derrotas e momentos difíceis. Embora hoje tudo pareça fácil.
A vida não é um comercial de margarina, nem tão pouco uma novela.
É chocante ver um pai abraçando seu filho e implorando para que todos tenham paciência, diante de um cenário de horror em um estádio, onde deveria acontecer ali uma partida de futebol.
Trata-se de uma torcida que se rebaixa, de humanos rebaixados a condição de selvagem.
Seu time caiu para outra divisão? Ele pode voltar o ano que vem a subir.
Enquanto a vida, não se devolve.
Aquilo que vimos não podemos chamar de torcida. Melhor definir como um bando de animais perigosos soltos de suas jaulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário