sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

O que faz um líder?

O líder é aquele que tem a incrível habilidade de conduzir um grupo, de influenciar pessoas, de se fazer aceito na sua forma de pensar e agir.
É a arte de liderar que faz com que muitos se destaquem, seja em um grupo pequeno, um grupo grande, uma nação ou no mundo! Ser líder não é para qualquer um. É preciso muito jogo de cintura, paciência e discernimento para estar sempre preparado para críticas e elogios sem que esses o façam perder sua linha de visão e crença, seus valores têm que permanecerem intactos.
Ser líder nem sempre é demonstração de coerência, de honestidade, de ser humano.
Há líderes que o são, simplesmente porque causam o medo, o pânico e faz com que as pessoas que estão em seu comando, se sintam aprisionadas, diminuídas e deixem de crescer.
Há líderes que o são, de forma a apenas conduzir, orientar e ajudar seus liderados a acharem o seu lugar nesse mundo, que lideram de forma livre. Seus “comandados” não se sentem ameaçados, encontra na pessoa do seu líder uma liberdade de criar.
E é esse segundo tipo de líder que faz com que o grupo cresça, com que a sociedade caminhe e que o mundo seja mais humano.
Porque o mundo não é apenas esse globo azul. Não, o mundo é mais que isso! O mundo é a nossa casa, a nossa sociedade, o nosso país, a nossa religião, o mundo é sempre um grupo, onde quer que esteja, você sempre fará parte de um. E o grupo no qual você está inserido, transforma a sua visão de mundo.
Assim são exemplos de líderes, para o bem e para o mal.
Hitler foi um líder, assim como Mandela.
Um “Hitler” aprisionou pessoas, matou muitos inocentes, fez milhares reféns. Não fez sozinho, influenciou muitos a sua visão nazista.
O outro, Mandela, lutou pela liberdade, pelo antirracismo, pelo povo negro, pela democracia. Não foi em sua totalidade perfeito, mas trouxe em si uma capacidade tão grande de líder, de voz ativa, que foi ouvido no mundo todo. Um africano que não passou despercebido nesta Terra.
O mundo perde uma grande figura. Um Nobel da Paz, muito criticado. Que não se calou, que saiu do seu mundo. Teve medo, claro, como eu e você temos.
Porém ele venceu seus medos, lutando pelos seus ideais.
E nós, que tipo de líderes somos? Que tipo de líderes seguimos? Quais são nossos ideais?
Por qual causa lutamos? O que defendemos? O que repudiamos?
Não se preocupe em agradar a todos, defenda seus valores.
Qualquer um pode escrever uma história e deixar um legado, basta viver e ter coragem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário