quarta-feira, 11 de setembro de 2013

As desculpas desnecessárias...



Se existe uma coisa que eu acho esquisita é a desculpa desnecessária.
Sabe aquelas desculpas que não fazem sentido?
- Desculpa que a casa hoje não está organizada.
- Desculpa alguma coisa.
- Desculpa se hoje não te dei muita atenção é porque tinha bastante gente na festa...
Desculpa que não têm por quê.
Por que pedir desculpa se não há nada de errado?
Se a casa não está organizada é porque ali existe vida, se não deu atenção necessária é compreensível em uma festa.
Agora o desculpa alguma coisa é o que acho de mais estranho. Não sabemos nem o que fizemos de errado, nem se o fizemos e já estamos nos desculpando.
Gastemos nossas desculpas com o que realmente vale a pena.
Se a sua consciência diz que fez algo de errado, ofendeu alguém, peça desculpas de coração.
Agora se não há nada de errado, para que se desculpar?
Coisas estranhas. Coisas da vida.
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Desse post eu discordo um pouco (talvez porque eu seja um dos desculpadores compulsivos).

    Procurei agora e não achei, mas até na Bíblia há um versículo em que o autor pede perdão pelos pecados que ele cometeu e não sabe.

    Eu entendo que a definição do que é uma "falta", "mancada" ou "motivo de desculpa" é turva, flutua com a situação e com a opinião de alguma coisa. É muito fácil que uma pessoa ofenda, incomode ou atrapalhe a outra sem querer, e principalmente, sem saber.

    Daí, enxergo o "desculpa qualquer coisa" como uma postura de humildade. No fundo, você está dizendo "Desculpe se te atrapalhei quando te interrompi", "Desculpe se atrapalhei seus planos quando vim te visitar", "Desculpe se desrespeitei o hábito da casa", e etc.

    Eu, particularmente, cresci vendo pessoas que não pediam desculpas por nada, que poupavam desculpas por tudo e, quando questionadas, se justificavam, mas não pediam desculpas. Sempre havia uma boa e racional explicação para qualquer grosseria.
    E, de outro lado, vi muita gente bacana, que pede "desculpa por nada", e na grande maioria das vezes, recebe a desculpa de volta com um "imagina, não teve problema" ou "me desculpa eu".

    Eu sou fã da desculpa sem motivo. Eu prefiro pedir desculpa sem motivo, e recebê-la de volta, do que correr o risco de ser taxado de inconveniente ou qualquer outra coisa, por ter cometido um erro em ignorância.


    Há, também, uma visão orgulhosa de que quem pede desculpa assume o erro, se rebaixa, ou qualquer coisa assim. O que vi na vida foi justamente o contrário, as pessoas que não pedem desculpas são sempre as mais mal vistas. Entendo que a pessoa que pede desculpas, no fundo, é a que entende a situação, que entende seu papel e a fragilidade do mesmo. No fundo, quem pediu desculpas era o mais sábio, e não o mais culpado.

    ResponderExcluir
  2. Leandro Salmagi Coutinho, muito obrigada pelo comentário. É tão legal quando dá um retorno que pode abrir a discussão de um assunto. Discussão positiva. Entendi seu ponto de vista. Eu sou dessas pessoas que pede desculpas por isso escrevi. Sábado agora, recebi visitas que havia convidado, preparei o almoço, cuidei da casa e no final falei "desculpa alguma coisa". E foi ai que surgiu a idéia do texto. Ás vezes acho que pedimos desculpas desnecessárias, mas quando devemos pedir, não o pedimos. Pedir desculpas em coisas corriqueiras do dia a dia é mais fácil, do que pedir desculpas por uma falta ou por uma palavra que magoa...é isso que pensei quando escrevi o texto...talvez faltou expressar isso...muito obrigada por passar sempre por aqui! Você é um dos poucos que tem um ponto de vista a frente desse tempo. Estou enjoada do face com tanta bobagem...e por isso parti para o blog. Porque dependendo do que postamos lá, as pessoas não entendem...

    ResponderExcluir
  3. Dri, me desculpa por não ter passado antes no seu blog... Está bem legal... =)
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Acredito que o ato de desculpar se assim por coisas corriqueiras é mais um alimentar do ego para que o outro possa dizer: "desculpar o que? Está tudo maravilhoso."

    é mais uma chance de alimentar o ego, pois as desculpas necessárias, ou que são consideradas necessárias, vem o orgulho e fala mais alto. O ego não se permite errar. Coloca o orgulho como escudo protetor.

    Toda desculpa é válida quando se vem com a real intenção de corrigir um ato falho. Corrigir não, mas demonstrar que percebeu que cometeu um engano.

    Bem, "desculpe-me" a intromissão em comentar. Rs

    Gostei de se eu texto. Um ponto de vista ainda não percebido por mim.

    ResponderExcluir