terça-feira, 15 de outubro de 2013

Aos professores...

O professor é o complemento dos pais. Os pais ensinam a educação social. Os professores a cultural.
A educação que os pais ensinam são as de boas maneiras, boa conduta. A educação do professor é a intelectual, a que distingue o “achismo” do saber.
O professor é a figura mais importante de uma sociedade. Ele é capaz de transformar um país.
É pelo professor que ganhamos nosso conhecimento pensante. Por ele, aprendemos o porquê o mundo é mundo. O que aconteceu, o que acontece e para onde o mundo caminha. Não, o professor não é Deus. Mas é derivado Dele.
Ele sabe o quanto é importante o conhecimento para o futuro de uma criança, um adolescente, um jovem. Conhecer e saber. Desenvolver pessoas.
Desenvolver habilidades, pensamento, opinião. Estimular a criatividade.
Sabe como um simples rabisco para uma criança é algo incrível. Apoiar, persistir, corrigir, ter paciência, jogo de cintura.
O professor pode revolucionar o mundo. Simplesmente porque ele forma pessoas. Ele não está ali para alienar ninguém. Está ali para abrir caminhos.
O professor é o concreto do amor. Do amor a profissão, do amor à formação, do amor ao conhecimento, amor em forma de gente.
Amor mal pago, mal retribuído, incompreendido.
Amor que não se mede.
Mesmo muitas vezes desvalorizado, que ele saiba o seu valor. Amém!
Que os professores não percam o brilho, a fé e a vontade de transformar o mundo. Mesmo que seja um mundo individual, um mundo de alguém.
O professor é o que planta a sementinha, rega... E a sociedade colhe.
Se existem profissionais, seja qual for à profissão, é porque existe você: O PROFESSOR!


Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. "Ensinar não é transferir conhecimentos mais criar possibilidades para a sua produção ou construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender." Paulo Freire...

    ResponderExcluir